Corredor Agroecológico

O Corredor Agroecológico é um projeto oriundo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado – PEDUI que emerge como uma resposta estratégica para enfrentar desafios urbanos e rurais, promovendo a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento econômico local, e a organização fundiária. Com foco na agroecologia, o projeto visa a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável que integra a produção agrícola, o fortalecimento das comunidades periurbanas e a proteção dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que combate o espraiamento urbano e preserva a qualidade de vida na região metropolitana. Este modelo pode ser uma inspiração para outras regiões do país e do mundo que buscam conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental e a promoção de um futuro sustentável.

Nesse contexto, destacam-se as Unidades Coletivas de Produção (UCPs), espaços de cultivo voltados à produção de alimentos saudáveis, à geração de renda e ao fortalecimento da coletividade. Essas unidades contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população e podem englobar diversos Sistemas Agroecológicos, como hortaliças, frutíferas, sistemas agroflorestais, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), flores, compostagem e criação de animais, entre outras práticas, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável integrado e colaborativo.

Ainda nesse cenário de integração entre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, surge o conceito de Ecoparque. Um espaço dedicado à conservação da natureza, onde trilhas, áreas de mata nativa, rios e lagos se unem a atividades educativas, científicas e de lazer em contato com o meio ambiente. Além de abrigar projetos de reflorestamento e reintrodução de espécies ameaçadas, os Ecoparques reforçam a importância da proteção da biodiversidade.

Os Ecoparques fortalecem a relação entre comunidades e território, promovendo o turismo sustentável e a geração de renda local. Por meio de experiências como caminhadas guiadas, observação de aves, passeios de caiaque e palestras educativas, esses espaços estimulam a conscientização ambiental e contribuem para consolidar práticas de desenvolvimento responsável e integrado.

Faça parte desse movimento

Preencha o formulário para se cadastrar.